Skip to main content

Saiba tudo sobre a estimulação sensorial e a importância para o desenvolvimento neurológico de bebês e crianças pequenas!

O que é a estimulação sensorial

A estimulação sensorial se dá pela evolução neurológica onde o cérebro compreende as informações sensoriais de seu próprio corpo e do ambiente para então dar uma resposta adequada conforme a interação.

A capacidade de processar as interações sensoriais são importantes e influenciam o comportamento da pessoa, a forma que interage socialmente e seu desempenho ao longo da vida. Quando não trabalhada adequadamente na primeira infância, podem ocorrer disfunções em seu desenvolvimento a longo prazo.

Desde que nascemos até cerca de 5 anos, nosso cérebro está criando imensas quantidades de sinapses, período chamado “mente absorvente”. É como se funcionasse igual uma esponja, que absorve todas as percepções do que acontece em nosso redor.

Como na primeira infância o cérebro cria de 2 a 3 milhões de sinapses por segundo, é um momento para investir no desenvolvimento dessa área, já que quanto mais sinapses forem usadas, mais rápido elas se tornam permanentes no cérebro.

Conforme o cérebro se desenvolve e precisamos compreender informações complexas, as sinapses usadas são mantidas e as outras, descartadas. Assim, por isso é importante investir desde cedo nos estímulos sensoriais das crianças.

Confira abaixo os principais benefícios para o desenvolvimento infantil através da estimulação sensorial.

Benefícios da estimulação sensorial

Quando oferecemos ferramentas para desenvolver a estimulação sensorial em crianças na primeira infância, é possível estimular o aprendizado cognitivo, social, linguístico e até emocional das crianças.

A estimulação sensorial se dá, em grande parte, por experiências que acontecem nos sentidos da criança: sua visão, tato, olfato, audição, paladar, sentido vestibular e proprioceptivo.

Para conseguir atingir seus sentidos, é importante fornecer ambientes lúdicos e estimulantes com oportunidades para desenvolver todos seus sentidos.

Na visão, ela consegue observar, processar e identificar de forma correta o que ela vê. Na audição, se desenvolve o poder de diferenciar sons, ritmos e como reagir a eles. Já no tato, isso se dá através dos receptores na pele, que podem ser estimulados por pressão, temperatura, movimento, texturas e até a sensação de dor.

O olfato está relacionado aos cheiros e o paladar aos estímulos de sabor na boca. O vestibular, pouco conhecido, se relaciona ao interior do ouvido, o que está relacionado a capacidade de percepção de movimento e equilíbrio do corpo.

E por último, o sentido proprioceptivo, a maneira como nosso cérebro percebe a posição do corpo no espaço, nosso peso e como nos movimentamos.

Desenvolver essas áreas é importante para que as crianças cresçam com ferramentas cerebrais que as ajudem no desenvolvimento de habilidades como a escrita, inteligência matemática, coordenação motora, foco, equilíbrio corporal, memória, criatividade e até em suas interações sociais.

Como realizar a estimulação sensorial

A Casa do Brinquedo é uma marca que possui inúmeras opções de jogos para diferentes idades que ajudam no estímulo sensorial das crianças. Seu foco é oferecer produtos que ajudem no desenvolvimento infantil de forma divertida utilizando brinquedos de materiais naturais.

Confira os produtos que podem te ajudar na educação, todos escolhidos a dedo por uma curadoria das fundadoras da Casa do Brinquedo.