Skip to main content

Contar histórias é uma prática milenar e contribui em diferentes pontos para a mente das pessoas, principalmente quando se cultiva esse hábito com as crianças, ajudando em seu desenvolvimento.

Entenda tudo sobre esse assunto nesse conteúdo que preparamos para você e conheça 5 vantagens do hábito de contar histórias para os pequenos:

1. Ajuda a criar vínculos afetivos

Tirar um tempo todos os dias, ou algumas vezes na semana, para contar histórias para as crianças permite que vocês passem tempo juntos de forma divertida, aLImentando o vínculo afetivo com elas.

Assim, é possível desenvolver seu relacionamento com os pequenos, permitindo também que ela se sinta valorizada em meio a rotinas que geralmente os pais e tutores estão sempre focados em outras tarefas.

2. Estimula o imaginário e a criatividade

Ler ou inventar histórias para as crianças é diferente de momentos assistindo filmes ou desenhos porque estimula que ela use sua imaginação para criar na mente os cenários, as situações e as características dos personagens.

E se você permitir que ela participe na criação da história, a criatividade da criança também é desenvolvida, já que ela mesma também pode desenvolver outras possibilidades, contextos e detalhes.

3. Permite introduzir temas relevantes sobre a vida

Ao contar histórias, também é possível introduzir diferentes temas importantes sobre a vida, sobre a sociedade, sobre a diferença entre pessoas, etnias, culturas e outros assuntos que gerem empatia nos pequenos.

Isso ajuda que elas entendam de forma mais natural e espontânea sobre questões que muitas vezes são tratadas como tabu, por exemplo, pessoas com deficiência física, sobre a pobreza ou outros assuntos.

4. Ajuda a ensinar valores

Utilizar histórias também permite que os adultos ensinem sobre diferentes valores como o respeito ao próximo, sermos sinceros, amigos, generosos, modestos e leais. Trazer esses temas desde pequenos é benéfico porque elas possuem mais facilidade para aprender e são curiosas sobre assuntos diferentes.

Incluir temas que agreguem conhecimento em momento divertidos é uma ótima maneira de mostrar percepções de valor e como os personagens se sentem em diferentes situações.

5. Ajuda na compreensão escrita e estimula a leitura

Ler histórias para as crianças ajuda a melhorar a compreensão da escrita e, com o tempo, desenvolve sua capacidade de leitura. Isso permite que ela desenvolva outras habilidades como o domínio da oralidade e o gosto por ler com conta própria quando já estiver alfabetizada.

Compreender o que se lê é diferente se saber o significado de letras e de palavras, melhorando como ela interpreta textos. Na vida adulta, esse estímulo desde cedo também contribuirá com o aprendizado de forma geral, melhorando sua vida profissional, social e acadêmica.

Dicas para contar histórias

Para contar histórias de forma que chame mais sua atenção e desperte real interesse, é possível fugir de uma leitura tradicional usando um livro de histórias.

É possível fazer coisas como diversificar os temas das histórias para aumentar seu contato com novos aprendizados, pedir ajuda da criança na hora de inventar contextos para estimular a criatividade, utilizar materiais de apoio que reproduzam sons, fazer perguntas ao longo da história para estimular a curiosidade.

Utilizar sua criatividade nesse momento também fará com que a criança sinta mais prazer e diversão nesses momentos, desejando que eles se repitam com mais frequência. Assim, além de passar mais tempo com os pequenos, você colhe os diferentes benefícios que citamos acima!

Conheça também a Casa do Brinquedo, uma empresa com inúmeras opções de brinquedos e jogos educativos, com um menu intuitivo que ajuda a filtrar considerando a idade da criança.

Confira os produtos que podem te ajudar na educação dos pequenos e diverti-los ao mesmo tempo! Se precisar, tire dúvidas com os atendentes pelo WhatsApp!