É muito importante ensinar as crianças desde cedo sobre educação financeira. Este assunto é um tabu para alguns pais, entretanto, saber trabalhar a educação financeira com o seu filho trará muitos benefícios para ele no futuro.
Conscientizando seu filho sobre a situação financeira você criará um adulto responsável, organizado e seguro. Desse modo obterá benefícios no aspecto pessoal e também para a profissão que escolher.
Por este motivo, quanto mais cedo você discutir esse assunto com seu filho terá mais facilidade de entender as informações. E, naturalmente, com a sua ajuda serão colocadas em prática.
Dicas de como trabalhar a educação financeira com o seu filho
Selecionamos abaixo algumas dicas que ajudarão muito a você na tarefa de proporcionar uma educação financeira levando em conta as respectivas fases de desenvolvimento do seu filho e sua idade:
- Para crianças de 3 a 6 anos;
- Para crianças de 7 a 13 anos.
Educação financeira com o seu filho – Para crianças de 3 a 6 anos
Não existe razão alguma para você começar a falar sobre essa questão com o seu pequeno desde cedo, no entanto, você pode fazer isso de forma lúdica como:
- Brincar com seu filho – existem vários jogos educativos, como o Jogo dia de mesada da Nig, que você pode encontrar, por exemplo, na loja a Casa do Brinquedo. Você também pode usar o dinheiro de brinquedo em outras brincadeiras;
- Utilizar um cofrinho transparente – certamente são boas ferramentas para ajudar no ensino, contudo não permitem que a criança possa entender os conceitos básicos, como por exemplo, economizar. Se você quiser improvisar use um pote plástico, através do copinho a criança poderá acompanhar o crescimento da quantia do dinheiro e desse modo haverá representações que ela pode manusear da quantidade.
Educação financeira com o seu filho – Para crianças de 7 a 13 anos
Para crianças nessa idade você deve utilizar outros tipos de recursos como:
- Pague o valor de uma mesada – estipule um valor mensal que você pode dar para ele aprender como ganhar e gastar o dinheiro;
- Faça o método dos envelopes – ele é baseado basicamente em guardar dinheiro para determinado objetivo como comprar um brinquedo, uma roupa ou até fazer um passeio, por exemplo;
- Mostre quanto custa uma oportunidade – é importante que ele saiba que ao comprar uma determinada coisa não terá dinheiro para comprar outras. Neste caso, aprenderá a escolher o que ele julgar ser prioridade.
Saiba o que é importante seu filho saber em todas as idades
Existe uma dica especial que envolve a educação financeira na infância para todas as idades que é: Você precisa dar o exemplo.
De nada adiantará ensinar todos os conceitos financeiros para o seu filho se você mesmo não os praticar.
Seja um ponto de referência porque os filhos se baseiam nas ações dos pais. E atitudes que não sejam corretas invalidará qualquer ensinamento.