Skip to main content

Você sabia que estimular a coordenação motora nas crianças podem trazer vários benefícios a longo prazo para os pequenos?

Confira esse conteúdo onde explicamos no que compreende esse termo e como ajudá-las a se desenvolver corretamente, confira abaixo!

No que compreende a coordenação motora?

A coordenação motora compreende o ato de coordenar os movimentos desejados pelo cérebro, sabendo controlar suas articulações e músculos para conseguir realizá-los.

Essas diversas habilidades das crianças são estimuladas desde quando nascem. Isso inclui esticar o rosto para alcançar o peito da mãe, quando aprender a fazer o movimento de pinça com as mãos para pegar objetos, andar de bicicleta ou até pular em um pé só.

Tudo isso compreende o desenvolvendo da coordenação motora nas crianças. Ainda que muitas coisas elas conseguem realizar instintivamente, os pais e os educadores possuem um papel importante em auxiliar que elas possam desenvolver essas habilidades, e outas mais complexas, de forma plena.

Podemos dividir a coordenação motora entre grossa e fina. A coordenação motora grossa é a primeira a ser desenvolvida e inclui os movimentos dos braços, pernas e equilíbrio do corpo em geral. Com o tempo e seu desenvolvimento, elas passam a dançar, pular, correr, subir e descer escadas, dentre outras atividades.

Já a coordenação motora fina também pode ser desenvolvida desde os primeiros meses de vida e acontece de forma intuitiva, mas leva mais tempo para ser totalmente desenvolvida.

Aqui, elas precisam controlar os menores músculos do corpo, seja para pegar um pequeno objeto com os dedos, conseguir fixas um objeto com os olhos e realizar um movimento preciso com ele, além de ter um reflexo mais rápido. No futuro, isso ajuda em coisas como passar uma linha em uma agulha ou inserir uma chave na fechadura.

Porque estimular a coordenação motora nas crianças

Ainda que várias ações que envolvam a coordenação motora sejam desenvolvidas de forma instintiva, propor atividades e usar brinquedos específicos, permitem que você ajude as crianças a desenvolver essas habilidades plenamente.

Isso contribui para uma melhor orientação especial das crianças, um melhor equilíbrio e a capacidade de acompanhar ritmos. Além disso, em ambientes favoráveis e com as ferramentas certas, desenvolver a coordenação motora impacta também na maturidade emocional dos pequenos.

Dicas de como estimular a coordenação motora

Para ajudar as crianças a desenvolverem a coordenação motora de forma completa, é possível criar brincadeiras e utilizar brinquedos que exijam concentração motora e os estimulem a fazer movimentos mais precisos, desenvolver a concentração, a atenção, a paciência e até a criatividade.

Para isso, é possível criar atividades usando blocos de montar coloridos, empilhando e construindo coisas conforme sua imaginação. Isso além de trabalhar a coordenação motora, ainda estimula o raciocínio lógico da criança.

Os alinhavos também são brinquedos interessantes, já que ajudam a desenvolver a coordenação motora fina. A criança precisa passar um cordão por pequenos orifícios e usar a criatividade.

Existem centenas de outras atividades que ajudam a desenvolver essas habilidades, como pega-varetas, jogos de montar, colagens, massinha de modelar, dobraduras, pintura com guache, quebra-cabeças, pular corda, fazer bolhas de sabão e muitos outros!

Para conhecer as diversas opções de brinquedos que ajudam a desenvolver a coordenação motora, confira as categorias completas da Casa do Brinquedo, uma empresa com centenas de opções para divertir e ensinar as crianças de maneira saudável e criativa!

Confira agora a loja virtual da Casa do Brinquedo ou tire dúvidas com um atendente pelo WhatsApp!