Como cada vez se ouve mais sobre a importância da educação desde cedo, muitos pais acabam se esquecendo da importância que o brincar e o ensinar de forma lúdica possuem um grande peso no processo de aprendizagem.
Preparamos esse conteúdo para te explicar melhor sobre como é relevante incluir o brincar no processo de ensinar as crianças, o que permite desenvolver várias habilidades, confira abaixo!
Importância de ensinar usando o brincar
Muitas pessoas ainda não sabem como o brincar é parte relevante no processo de aprender das crianças. Existem pesquisas e educadores que demonstram que essa tática enriquece o aprendizado e estimula diferentes habilidades como a forma de se expressar, desejo por experimentar coisas novas, trabalhar em equipe e curiosidade por novos temas.
Muitas escolas já ensinam através do brincar, usando estratégias para que as experiências sejam cheias de significado. Ensinando coisas novas através de atividades lúdicas, estimula a motivação em participar, criando um ambiente seguro fora de casa.
Com uma participação ativa, as crianças podem assumir novos papeis, ver coisas de outros pontos de vista, interagir com outras crianças, criar e acatar regras, entendendo que é preciso respeitá-las.
Ao ter uma interação mais intensa dentro do aprendizado, as crianças trabalham de forma cooperativa, entendendo sobre limites, frustrações e satisfação ao alcançar objetivos.
Habilidades desenvolvidas e exploradas ao máximo
O ato de brincar, ainda que dentro dos momentos de ensino, pode ser uma atividade ampla e que inclua experiências físicas, interações com outros e até consigo mesmos, olhando para dentro e entendendo seus próprios sentimentos e sua imaginação. Isso ajuda a estimular e unir duas áreas do cérebro, a lógica e a criatividade.
Para as crianças menores, brincar ainda se torna uma experiência de corpo todo, o que incluir o desenvolvimento dessas habilidades que ela irá usar durante toda sua vida, como correr, rolar, dançar e pular, que desenvolve os músculos e as funções motoras.
Pesquisas também mostram como as crianças aprendem a regular a forma de lidar com suas emoções e pensamentos antes de agirem quando estão brincando. Conseguem problematizar situações e desenvolver soluções a partir delas através de sua bagagem emocional e de experiências da vida.
Como aprendem e se divertem enquanto colocam em prática os novos ensinamentos, os professores e tutores podem conversar sobre isso com elas, para entenderem que aprender pode ser divertido e não necessariamente uma atividade engessada ou formal.
O envolvimento de adultos, responsáveis ou professores, é relevante para facilitar a percepção sobre o processo, além de fornecer apoio no estímulo à criatividade, desafiando-as também a pensar por si mesmas, notando suas habilidades e conseguindo encontrar respostas ou soluções para os problemas.
Brinquedos que estimulam o aprendizado
Para conhecer várias opções de atividades e brinquedos montessorianos, e outros convencionais, conheça o site da Casa do Brinquedo, uma empresa com inúmeras opções de brinquedos e jogos divididos por um menu intuitivo dividido por idades e diferentes categorias.
O foco da Casa do Brinquedo é sempre oferecer produtos que ajudem no desenvolvimento infantil de forma divertida utilizando brinquedos de materiais naturais. Se precisar, tire suas dúvidas com nossos atendentes pelo WhatsApp!