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O processo de ver os bebês crescendo logo no primeiro ano de vida pode deixar dúvidas nos pais e tutores que não compreendem certas mudanças de comportamento. Elas são chamadas de saltos de desenvolvimento e acontecem de diferentes formas.

Salto de desenvolvimento

Preparamos esse conteúdo para te explicar tudo sobre os saltos de desenvolvimento, o que significam e quais são e quando acontecem os 10 primeiros saltos que acontecem na vida do bebê.

Confira!

O que são saltos de desenvolvimento?

Os saltos de desenvolvimento são períodos onde o bebê está no processo de adquirir e conseguir controlar novas habilidades envolvendo a coordenação motora e certos sentidos, como a visão, o tato e o paladar.

O que acaba preocupando muitos pais são as mudanças de comportamento que acontecem nesses períodos, deixando dúvidas sobre o que o bebê está realmente sentindo. Mas é completamente normal, já que ele está descobrindo novos sentimentos e sensações.

As alterações mais comuns são as de humor, mudanças no sono e no apetite. Isso acontece porque a cognição dos bebês muitas vezes não consegue acompanhar os desenvolvimentos que acontecem com rapidez, havendo esse período de adaptação com certas mudanças de comportamento.

Vale lembrar que cada criança possui seu tempo de desenvolvimento e é preciso respeitá-lo para que aconteça naturalmente. Ainda assim, sempre é recomendado realizar o acompanhamento do desenvolvimento dele com um médico pediatra, que poderá tirar todas suas dúvidas sobre o processo.

Veja agora um modelo dos 10 primeiros saltos de desenvolvimento que acontecem ao longo dos primeiros anos do bebê, assim como o período que normalmente acontecem.

1° Salto (entre 4 ou 5 semanas de vida)

O primeiro salto acontece com o desenvolvimento da visão, onde conheçam a enxergar melhor os rostos, diferenciando pessoas, enxergando cores de forma mais vívida e entendendo o formato de objetos.

Eles passam a ficar acordados por períodos mais longos, reagem mais a contatos físicos e podem até dar os primeiros sorrisos espontâneos, que agora já não são devido a reflexos do corpo.

2° Salto (cerca de 2 meses de vida)

Nessa etapa o bebê já começa a tentar pegar as coisas com as mãos, começando a desenvolver a coordenação motora (o que envolve ainda mais sorrisos e expressões faciais).

A visão já evoluiu ainda mais, permitindo que fixem o olhar curioso em pessoas e coisas e se interessando mais pelas coisas a seu redor. Um comportamento comum é o aumento das vezes em que ele deseja mamar.

3° Salto (cerca de 3 meses de vida)

Nesse período, os bebês começam a se perceber como corpos individuais independentes do corpo da mãe. Com maior controle sobre o pescoço e a visão, passam a ficar mais curiosos, acompanhando pessoas e objetos, diferente de antes que somente enxergavam o que estava em seu campo de visão.

Agora eles já começam a tentar segurar objetos e interagir com eles, tentando fazer sons e explorar movimentos. Nessa etapa, eles tendem a chorar mais alto, tentam gritar e levam o dedo na boca para chupá-lo.

4° Salto (cerca de 4 meses de vida)

Esse pode ser um dos saltos mais perceptíveis, já que geralmente podem sofrer de cólicas e ter um comportamento de incômodo mais evidente, deixando de dormir tão bem quanto antes, com mudanças bruscas de humor e pedem colo com mais frequência.

A nova habilidade observada aqui é o ato de rolar, conseguindo girar no berço e às vezes até se apoiam nos momentos, ficando de quatro e tentando desenvolver mais essa nova forma de se movimentar.

5º Salto (cerca de 5 meses de vida)

Nesse quinto mês, os bebês passam a testar a reação de coisas e pessoas às suas ações, mostrando mais impaciência e desagrado a situações onde não estão com a mãe, também observando mais as coisas à sua volta.

Tendem a arremessar coisas e choram com mais frequência. Mais colo e mais amamentação pode ajudar nessa fase.

6º Salto (cerca de 7 meses de vida)

Aqui, as palavras passam a ter certo sentido para eles, tentam engatinhar e bater palmas, assim como chamar a atenção e demonstrar carinho. Aqui é possível começar a oferecer atividades montessorianas para ajudar no desenvolvimento.

7º Salto (cerca de 10 meses de vida)

Aqui, eles tentam entender melhor a utilidade de objetos e como são usados. Um exemplo é tentar segurar a colher na hora de comer. Também expressam mais seus desejos, como fome ou outras vontades.

Assim, passam a mostrar mais sentimentos de impaciência e frustração. Aqui os tutores podem tentar ensiná-los com palavras para que tentem expressar melhor o que estão sentindo ou o que desejam.

8º Salto (cerca de 11 meses de vida)

Aqui, os bebês já tentem a desenvolver brincadeiras com objetivos pela forma de observar o redor e usar a imaginação ao brincar, usando objetos para outros fins.

Passam a querer explorar mais os ambientes, assim como demonstrar sentimentos como raiva, choram mais vezes e ainda o sono fica mais instável, o que é completamente normal.

9º Salto (cerca de 1 ano e 2 meses de vida)

Nesse período, as crianças tentam se vestir sem ajuda e realizar negociações. Esse período demonstra que ela já consegue ser mais autônoma em diferentes ações.

Podem desenvolver mais birra e choro, possivelmente relacionados a sentimentos de frustração.

10º Salto (cerca de 1 ano e 6 meses de vida)

Nesse último salto de desenvolvimento, as crianças entendem melhor que têm controle sobre suas ações, onde podem começar a dar sinais de desobediência.

Ainda que desejem muitas coisas, pela dificuldade de se expressarem através da linguagem, podem acontecer períodos de mau humor, redução do apetite e o início de pesadelos.

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