Skip to main content

Os adultos ainda enfrentam certas dificuldades em entender o que é o protagonismo infantil e como estimulá-lo de forma saudável, resultando muitas vezes em comportamentos de excessos e que não são benéficos para o desenvolvimento infantil.

Para entender melhor sobre o protagonismo infantil, o impacto positivo que ele exerce sobre as crianças e as maneiras corretas de desenvolvê-lo, leia esse conteúdo que preparamos para você!

O que é o protagonismo infantil?

A forma com que os pais criam seus filhos, além das interações aprendidas na educação escolar, devem ser feitas de maneira que estimule a participação das crianças nos meios onde socializa. O protagonismo infantil segue esse caminho: considerar os pequenos como pessoas que não devem ser só espectadoras, mas indivíduos capazes de participar de decisões, falar opiniões e suas necessidades.

O protagonismo infantil coloca a criança como centro ativo que deve participar de seu próprio desenvolvimento, com poder para influenciar em questões ao seu redor, podendo contribuir quando possível, independente de sua idade.

Para isso, é importante incentivá-la e valorizá-la, permitindo que expresse seus pensamentos, o que sente e o que deseja, tudo de forma racional e utilizando a comunicação construtiva para explicar sobre questões onde ela ainda não pode opinar ou influenciar.

Benefícios do protagonismo infantil

Desenvolvendo essa forma de participação da criança, é possível alcançar vários benefícios em sua formação que impactarão a vida dela quando adulta, confira:

  • Desenvolve o autoconhecimento e melhora a autoestima
  • Estimula a empatia e o respeito a pessoas diferentes dela
  • Melhora o senso de cidadania e pertencimento ao convívio social
  • Desenvolve o desejo de ser proativo e a colaboração
  • Desenvolve as habilidades psicoemocionais e resolver problemas

Como desenvolver o protagonismo infantil?

Listamos algumas maneiras importantes de ajudar as crianças a desenvolverem o protagonismo infantil, o que permite que seu desenvolvimento seja completo mesmo durante a infância. Confira abaixo!

Escutar mais as crianças ativamente é uma maneira de compreender melhor o que ela expressa e quer comunicar, permitindo que você dê condições dela se tornar protagonista em situações onde ela pode opinar, dizer o que pensa e se sentir valorizada.

Criar um ambiente acolhedor também faz parte do processo, onde as pessoas sejam receptivas e a encorajem a expressar, dar ideias e debater sobre algum assunto que ela tem dúvida ou sua própria visão.

Estimular que elas convivam com diferenças também ajuda as crianças a criarem relações saudáveis, entendendo o que é empatia e reconhecendo as diferentes características das pessoas e de outras crianças. Promover o convívio com outras pessoas permitem que se desenvolvam sabendo respeitar as diferenças.

Também é importante criar uma consciência global, entendendo melhor a noção de causa e consequência de seus atos e suas palavras. Elas devem entender desde cedo que influenciam no mundo através de suas ações e percepções, podendo contribuir positivamente para o todo.

Conheça a Casa do Brinquedo

Para ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades desde cedo, conheça também a Casa do Brinquedo, uma loja fundada para oferecer brinquedos educativos e de materiais naturais que ajudam a estimular o lúdico, a criatividade e a imaginação.

São centenas de opções para ajudar na educação infantil das crianças de forma divertida. Conheça a loja virtual, desenvolvida com filtros por idade e com categorias criadas para você encontrar o que procura com mais facilidades. Se preferir, fale com um atendente e tire suas dúvidas pelo WhatsApp!