Hoje em dia já existem várias metodologias usadas na educação e no desenvolvimento das crianças. A metologia Waldorf é uma delas, que promete ajudar os pequenos a se desenvolverem logo na primeira infância, trazendo vários benefícios em diferentes áreas.
Confira abaixo esse conteúdo onde explicamos do que se trata a metodologia Waldorf e o que ela fala sobre o desenvolvimento infantil.

Princípios da metodologia Waldorf
A metodologia Waldorf nasceu em 1919 na Alemanha pelo filósofo Rudolf Steiner, sendo uma forma de pedagogia que busca desenvolver as crianças de uma forma diferente do convencional, já presente em várias escolas no Brasil.
Essa forma de ensino busca meios para propor uma educação aos pequenos voltada totalmente às suas necessidades de desenvolvimento logo na primeira infância. Assim, ela cresce compreendendo melhor seu lugar no mundo sem imposições externas, seja dos pais, da escola ou da sociedade.
Com várias formas de ensinar, os princípios incentivam suas habilidades sociais, emocionais, corporais e cognitivas, que se desenvolvidas logo cedo, trazem muitos benefícios para a vida adulta.
Outro ponto relevante usados na metodologia Waldorf é cultivar a valorização da natureza e do meio ambiente, aprendendo que cuidar deles é cuidar de nós, humanos. Ela levanta a importância da origem dos alimentos e trazendo temas como o cultivo orgânico e biodinâmico.
Essa forma pedagógica compreende o ensino entre 0 e 7 anos, sendo uma fase onde os conhecimentos são transmitidos respeitando o nível intelectual. Permite o brincar livre, onde a escola fica com o papel de proporcionar experiências atrativas e ricas, desenvolvendo os sentidos para estimular o aprendizado.
Como a alfabetização normalmente tem início aos 6 anos ou 7 anos no Ensino Fundamental, eles também começam a aprender sobre números, como as palavras são formadas e outros assuntos compatíveis com essa idade, sempre respeitando o desenvolvimento da criança.
Metodologia Waldorf no desenvolvimento infantil
Como vimos, a metodologia Waldorf busca o desenvolvimento desde o início a vida das crianças. Ela acredita ainda que o desenvolvimento infantil é a base para a formação de um ser humano adulto com a capacidade de querer, sentir e pensar.
O querer, ou agir, é estimulado pelas atividades corporais; o sentir, através do uso de atividades artesanais e artística; e o pensar através de exercícios que estimulem a criatividade, como contos e histórias.
Assim, os benefícios atingem a vida das crianças de inúmeras formas que atuam sobre os dois lados do cérebro, fortalecendo a ambos igualmente. Isso possibilita desenvolver habilidades artísticas e sociais, entendendo mais sobre nossas emoções e igualmente o raciocínio lógico. As habilidades motoras são trabalhadas, assim como a percepção de mundo.
Essa metodologia também pode ser aplicada na forma de oferecer brinquedos aos pequenos. Os brinquedos Waldorfianos são aqueles focados no desenvolvimento das crianças através de atividades construtivas e que estimulem suas habilidades.
Podemos citar principalmente os brinquedos feitos em materiais naturais, seja madeira, lã, algodão ou outros elementos renováveis e sustentáveis. Esses brinquedos, além de ajudarem no aprendizado, melhoram a experiência das crianças com a natureza.
Para encontrar várias opções de brinquedos educacionais em materiais naturais, conheça a Casa do Brinquedo, uma empresa com inúmeras opções filtradas por categorias e a idade dos pequenos.
Se precisar, tire dúvidas com uma equipe pronta para te ajudar a conhecer mais sobre os produtos!