Skip to main content

Sobre a internet na infância, o que fazer para manter seu filho seguro? Essa é sua dúvida?

O jeito é ficar atento e fazer o que for possível para manter nossos filhos com a maior integridade física e mental, não é mesmo? Pois os perigos oferecidos pela web são certos.

Vamos ver algumas dicas para que seu filho fique protegido enquanto usa a internet?

Internet na infância: 5 dicas para manter seu filho seguro

A respeito do uso da internet na infância, conheça algumas providências para manter seu filho seguro, pois a tecnologia tem também seu lado positivo:

1. Tenha diálogo

Quando o assunto é uso de internet para crianças, o jeito é manter o diálogo aberto.

Quando você que é pai ou mãe estabelece as regras de uso de internet e explica os motivos, ficam mais fácil para as crianças acatarem.

O ideal é explicar sobre as vulnerabilidades oferecidas por quem está do outro lado da tela, numa linguagem que seu filho compreenda.

2. Defina limites

Como sabemos, nossos filhos precisam de limites. Por isso, limite o tempo de uso da internet, principalmente em relação às redes sociais e jogos online.

Vale ainda verificar sobre alguns perfis que seu filho conversa, bem como os assuntos trocados. Isso porque o público infantil é o mais vulnerável.

3. Navegue junto com seu filho

Ainda sobre uso da internet na infância e o que fazer para manter seu filho seguro, saiba que deixar o computador ou os dispositivos que a criança acessa perto de você é o ideal.

Por exemplo, use os ambientes comuns, como sala ou cozinha para deixar os dispositivos. Assim, você consegue acompanhar alguma conversa suspeita, bem como o tipo de troca que existe na internet.

Ou seja, assim como você pai ou mãe mantém o filho por perto de forma física, isso deve ocorrer no mundo virtual.

4. Utilize ferramentas de controle

Hoje, já existem algumas ferramentas e aplicativos que você consegue baixar ou assinar para monitorar ou tornar a internet mais segura para seus filhos.

Dentre algumas dessas ferramentas de controle de navegação da internet, temos:

  • Net Nanny;
  • Mobicip;
  • Qustodio.

Dentre outras, que você pode pesquisar. Embora vale a pena explicar que o uso é para a segurança da criança.

Que tal conhecer esses jogos educativos e criativos para tirar as crianças do mundo digital um pouco? Vale a pena conferir!

5. Não “demonize” o uso da internet

Como sabemos, estamos na era digital, a qual tem seus benefícios para a garotada também. O que é preciso fazer é tomar algumas atitudes.

Inclusive, a Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP, faz algumas recomendações sobre o acesso aos dispositivos digitais pelas crianças, veja:

  • Menores de 2 anos: evitar a exposição às telas;
  • 2 a 5 anos: usar no máximo 1 hora por dia;
  • 6 a 10 anos: até 2 horas por dia;
  • Maior que 11 anos: até 3 horas por dia.

Por fim, você viu sobre o uso de internet durante a infância: 5 dicas para manter seu filho mais seguro.

Aproveite e acesse esses jogos educativos e criativos a serem usados pelos seus filhos. Assim, eles desconectam um pouco do mundo virtual e brincam de outras formas!