A maior parte das crianças apresenta um comportamento repetitivo em relação ao que gosta. Desenham as mesmas figuras repetidas vezes, gostam de contar histórias diversas vezes, além de gostarem de assistir filmes e desenhos favoritos repetidamente. Esse comportamento gera um estado de alerta e dúvidas nos pais e mães. Porém, o papel da repetição no desenvolvimento infantil é bastante importante.
É isso mesmo: a repetição é saudável! E além de tudo: é um processo necessário aos pequenos, quando ocorre dentro de certos limites. É claro que casos extremos sempre pedem acompanhamento profissional, mas na maior parte dos casos ela é natural. Continue a leitura e saiba mais.
A importância da repetição no desenvolvimento infantil
Há dois fatores que estão relacionados à repetição: o emocional e o cognitivo.
Falando sobre o aspecto emocional, as crianças repetem porque isso traz segurança a elas. Quando elas se familiarizam com uma história, com personagens ou mesmo observam que conseguem desempenhar uma atividade, passam a sentir segurança emocional para repetir o comportamento.
Por outro lado, no aspecto cognitivo, a repetição é importante para memorizar e assimilar afazeres, narrativas e melhorar o processo de aprendizado no geral.
Até mesmo no caso das pessoas adultas a repetição é importante. Quantas vezes já repetimos aquele ditado popular que diz “a prática leva à perfeição”? O fato é que fazer algo repetidas vezes consolida o que foi aprendido. É completamente natural que uma criança, ao conhecer uma nova brincadeira, queira brincar daquilo o tempo todo.
A repetição é, portanto, uma forma de assimilar conhecimentos que são cada vez mais complexos.
O aprendizado é feito de camadas
A repetição é um dos caminhos para o aprendizado. Vale lembrar que o mundo ainda é uma grande novidade para as crianças e todos os dias são repletos de novos conhecimentos e mais algo a se aprender. Dessa forma, vale lembrar que o processo de aprendizado é feito de camadas e repetir ajuda a consolidar cada uma dessas camadas do saber.
Quando uma criança está em processo de repetição não significa que ela esteja perdendo tempo ou que esteja com dificuldade em aprender coisas novas. Ela repete justamente para consolidar o que já conhece, para que assim possa acessar novas camadas do aprendizado.
Quando tomar providências quanto à repetição?
Como vimos, a repetição é um processo natural e é bastante comum especialmente nas crianças menores, com menos de 6 anos. Contudo, os responsáveis devem ficar atentos quando não há sinais de desenvolvimento. Ou seja, a criança apenas repete o que já conheceu até certo momento. Quando não tem vontade de assistir outros filmes, além dos que já conhece ou experimentar novos níveis de conhecimento.
Comportamentos repetitivos constantes em crianças com 6 anos ou mais também é sinal de atenção. Nestes casos, vale procurar o pediatra da criança ou até mesmo profissionais especializados no aprendizado infantil, como psicoterapeutas ou outros.
A Casa do Brinquedo conta com um catálogo repleto de brinquedos educativos e pedagógicos, que estimulam o processo de aprendizagem infantil. Visite nossa loja online e entre em contato conosco em caso de dúvidas!