Skip to main content

O ato de repetir atitudes e costumes faz parte da infância e pode ser facilmente observado nos momentos de lazer, onde elas gostam de fazer sempre as mesmas brincadeiras ou assistir sempre aos mesmos filmes.

Entenda o papel da repetição na educação infantil

Mas a repetição também contribui no processo de aprendizagem sobre diferentes temas e no desenvolvimento de habilidades. Abaixo explicamos melhor sobre o papel da repetição na educação infantil.

Confira!

Qual o papel da repetição na educação infantil?

Ainda que para os adultos possa parecer tedioso falar sobre os mesmos temas várias vezes, ler as mesmas histórias ou assistir aos mesmos programas, essa repetição tem um papel importante e influencia positivamente na educação e no aprendizado.

Isso acontece porque a repetição funciona como uma base para poderem desenvolver diferentes habilidades e aptidões, já que o cérebro infantil precisa desse meio para aumentar a criação de conexões neurais.

Sempre que um aprendizado ou atividade é repetido, as conexões neurais se fortalecem ainda mais, desenvolvendo a arquitetura cerebral da criança. Assim, ela consegue, a cada vez que tem contato com um tema, aprender mais detalhes sobre aquilo, encontrando novas escolhas e abordagens, encucando conceitos mais solidamente.

Os benefícios da repetição incluem uma melhor memorização, ajudam a desenvolver o vocabulário, traz uma consciência sobre a língua e permite que ela crie contextos em sua mente.

Contribui para a memória muscular

A repetição na educação infantil também contribui para a memória muscular, uma expressão utilizada para explicar funções de aprendizagem, como as motoras, desenvolvidas através da prática repetitiva até que se tornem naturais e automáticas.

Isso inclui diferentes áreas da aprendizagem, seja ensinando certos comportamentos e explicando seus motivos, na aprendizagem do alfabeto e da leitura, regras de brincadeiras, tocar instrumentos, andar de bicicleta, entre outros.

Como contribui para o vocabulário

A repetição na contação de histórias, por exemplo, ajuda a criança a desenvolver a fala e a aumentar seu vocabulário. Funciona inclusive como um meio importante para ajudar crianças que possuem transtornos de aprendizagem.

Ouvir palavras em diferentes momentos ajuda a compreendê-la melhor, permitindo que a ouça em diferentes tons ou expressões, sua sonoridade e inclusive em diferentes vozes. Com o tempo, ela também entende os diferentes contextos em que ela pode ser usada.

Rotinas também funcionam como repetição

A rotina na educação infantil também é importante, já que funciona como a repetição de atividades e ações ao longo de um maior período. Criar esse mecanismo é ótimo para aumentar a sensação de segurança e autonomia nas crianças.

Isso inclui até mesmo criar uma rotina de horários para acordar, desenvolver certas atividades, fazer as refeições e ir para a cama. Isso facilita a assimilação de uma rotina e torna o processo menos difícil de ser aplicado.

Criar rotinas auxiliará com que a criança se adéque as rotinas na escola, contribuindo no aprendizado de novos conteúdos com mais facilidade de concentração, ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade e o trabalho em equipe.

Para oferecer opções divertidas e educativas para as crianças na hora de brincar, conheça a Casa do Brinquedo, uma empresa focada em oferecer opções que ensinam além de entreter, valorizando também os materiais naturais.

Visite o site para ter acesso às centenas de opções, tudo organizado em um menu intuitivo por idade. Se preferir, fale com um atendente pelo WhatsApp para tirar dúvidas e receber ajuda!