Os pais e tutores possuem vários desafios ao contribuir para o desenvolvimento das crianças, seja na parte emocional, quanto em noções de responsabilidade que elas possuem sobre si mesmas e tarefas ao seu redor.
Preparamos esse conteúdo para explicar a importância de trabalhar a responsabilidade na infância e como você pode fortalecer esse senso nos pequenos desde cedo. Confira abaixo!
A importância de trabalhar a responsabilidade desde cedo
É comum termos a percepção de que as crianças sejam totalmente dependentes dos pais, mas precisamos lembrar que desde cedo ela vai aprendendo noções sobre autonomia e poderá realizar coisas de forma independente.
Isso, inclusive, é desenvolvido ao observar o comportamento dos adultos, tomando os membros da família como exemplo. Ao observar essa capacidade em realizar atividades por conta própria, entenda que é o momento propício para começar a trabalhar o senso de responsabilidade neles.
Esse estímulo deve ser exercitado o quanto antes, mostrando que todos temos deveres e tarefas que devem ser feitas, evitando que elas cresçam com a percepção de que sempre terão alguém para realizar tudo por elas.
Esse impacto ajuda no desenvolvimento da infância, na adolescência e na vida adulta, permitindo que sejam pessoas mais autônomas e motivadas a tomar decisões por conta própria, enfrentando desafios sem esperar sempre pela atitude dos outros.
Abaixo listamos algumas dicas que podem ser aplicadas desde os primeiros anos de vida dos pequenos para desenvolver a noção de responsabilidade neles:
Atribua tarefas conforme sua capacidade e idade
Ao passo que as crianças crescem, é possível atribuir tarefas que sejam de sua responsabilidade, já que é comum que elas se sintam motivadas a participar das atividades diárias e fazer coisas que adultos também fazem.
Lembre sempre que esse processo deve ser supervisionado, evitando qualquer tipo de perigo. Ainda, que o objetivo é ensiná-las sobre a responsabilidade e não garantir que o resultado saia perfeito como se um adulto tivesse realizando.
Repreendê-la por erros nesse processo pode ser prejudicial, desmotivando a criança a realizar as atividades. Assim, veja abaixo algumas ideias de tarefas conforme a faixa etária.
Crianças de 1 a 2 anos podem ajudar a lavar legumes e frutas, objetos de plástico, tirar roupa lavada da máquina, misturar ingredientes em uma tigela, recolher brinquedos e começar a comer sozinho.
Entre 3 e 5 anos, elas já podem tirar a própria roupa, limpar o pó de brinquedos e móveis, colocar sua roupa suja em um local indicado, guardar brinquedos no local correto, ajudar a guardar compras, arrumar sua cama, separar o lixo, dentre outras atividades.
Dos 5 aos 7 anos, elas já conseguem dobrar e guardar suas roupas, pegar frutas e verduras para ajudar na separação dos ingredientes da refeição, lavar a louça, ajudar a criar a lista do supermercado e ir sozinho ao banheiro.
Permita que ela entenda o conceito de consequência
A responsabilidade também envolve ter ciência de seus atos e os impactos que eles causam. Isso passa a ajudar que entendam o que suas ações, ou a falta dela, podem causar, pensando mais sobre como devem agir e os momentos em que devem ter mais cuidado.
Crie metas e elogie quando forem realizadas
Nesse processo, dar tarefas durante infância, é possível criar metas específicas e atribuir como tarefas diárias ou periódicas, contribuindo para desenvolver a noção de rotina, que também ajudará a entender que aquilo sempre será sua responsabilidade.
Ajude-a explicando onde ela errou de forma didática, ensinando a maneira indicada de realizar a tarefa, mas sempre elogiando para que ela se sinta motivada a continuar tentando, valorizando seu esforço, mas sempre com atitudes positivas, nunca com presentes.
Com essas pequenas ações desde cedo, é possível trabalhar a responsabilidade nos pequenos de forma sadia e que os incentive a desenvolver essa percepção progressivamente.
Para oferecer opções divertidas e educativas para as crianças na hora de brincar, conheça a Casa do Brinquedo, uma empresa focada em oferecer opções que ensinam além de entreter, valorizando também os materiais naturais.
Visite o site para ter acesso às centenas de opções, tudo organizado em um menu intuitivo por idade. Se preferir, fale com um atendente pelo WhatsApp para tirar dúvidas e receber ajuda!