Existem vários tipos de brincadeiras que podem contribuir para o desenvolvimento das crianças, ajudando a criarem vários tipos de habilidades que serão úteis em sua vida adulta.
O que são as brincadeiras sensoriais?
De forma resumida, as brincadeiras sensoriais são as atividades que utilizam técnicas lúdicas para estimular vários sentidos das crianças enquanto ela brinca, aprende e se diverte.
Elas utilizam recursos sensoriais no sentido de que usam diferentes formas de texturas, objetos em formatos variados, a produção de sons, estímulos visuais com cores e até mesmo sabores, para apresentar novidades para as crianças, enriquecendo sua experiência durante a diversão.
Importância do estímulo através de brincadeiras sensoriais
O uso de brincadeiras sensoriais na primeira infância é importante porque ajuda no processo de sua evolução neurológica. Quando o cérebro tem contato com novas informações sensoriais, seja em seu próprio corpo e no ambiente ao seu redor, ajuda a ter respostas mais adequadas com as interações.
Essas habilidades sensoriais desenvolvidas são fundamentais para as crianças porque impactam em como conseguirão interagir socialmente no futuro e até influenciam na forma como se comportam e conseguem desempenhar diferentes atividades.
Se os estímulos sensoriais não são trabalhados, podem ocorrem algumas disfunções no futuro. Isso porque o cérebro está em desenvolvimento até cerca de cinco anos, onde cria sinapses, momento chamado de “mente absorvente”, assimilando percepções sobre o ambiente a sua volta.
Na primeira infância, essa quantidade de sinapses chega a 3 milhões por segundo, permitindo que atividades sejam desenvolvidas com mais facilidade. Quanto mais se estimula essa área, maior a chance de serem mantidas de forma permanente em nosso cérebro.
Assim, o aprendizado de diferentes áreas é melhor, como sua percepção cognitiva, linguística, social e até emocional se desenvolvem com mais força. Para isso, pense em brincadeiras que estimulem a visão, o tato, paladar, audição, seu sentido vestibular e proprioceptivo.
Ideias de brincadeiras sensoriais
Existem várias maneiras de realizar brincadeiras sensoriais com as crianças. Confira uma breve lista de ideias que ajudam nesse processo:
- Coloque os pequenos em contato com vários materiais e texturas;
- Ofereça jogos e brinquedos que possam ser usados no banho;
- Realize massagens e brincadeiras que envolvam o corpo e sua movimentação;
- Brincadeiras de descobrir sabores ou adivinhar objetos com o tato;
- Use livros interativos que produzam sons, possuam texturas e imagens;
- Ofereça instrumentos musicais e que produzam diferentes sons;
- Leve a criança ao parque para interagir com materiais naturais;
- Ajude-a a criar brinquedos como slime, produzindo um do zero;
- Utilize objetos comuns de sua casa que produzam diferentes barulhos.
Existem vários brinquedos que ajudam também no estímulo sensorial das crianças. Para conhecê-los, visite o site da Casa do Brinquedo, uma empresa com inúmeras opções de brinquedos e jogos educativos, com um menu intuitivo que ajuda a filtrar considerando a idade da criança.
Confira os produtos que podem te ajudar na educação dos pequenos e diverti-los ao mesmo tempo! Se precisar, tire dúvidas com os atendentes pelo WhatsApp!