Profissionais da psicologia que realizam atendimento a crianças podem possuir dúvidas de quais brinquedos ou atividades são ideais para seu consultório. Propor essas atividades brincantes é importante porque ajuda o profissional a ter uma visão básica do comportamento e desenvolvimento da criança, podendo assim, dar um retorno mais concreto em avaliações realizadas.
Existem vários brinquedos úteis nesse processo de avaliação e que são interessantes para ter em seu consultório, seja os que estimulam a interação com o pequeno, assim como os que auxiliam em características como o fortalecimento da coordenação e até a percepção cognitiva.
Assim, é importante avaliar algumas questões ao considerar quais os brinquedos ideais, conforme o tipo de atendimento e avaliação que você oferece, além de que devem ser estimulantes para as crianças.
Confira abaixo detalhes em como escolher os brinquedos mais adequados, considerando também suas técnicas avaliatórias e outros objetivos.
Psicologia e a avaliação infantil
Cada psicólogo costuma escolher diferentes métodos e abordagens para realizar uma avaliação infantil, seja por serem mais fáceis de criar afinidade nas crianças e despertar a curiosidade. Uma dessas técnicas é abordagem desenvolvimentista.
Essa técnica é chamada de desenvolvimentista, já que como o próprio nome diz, ela está focada em avaliar o desenvolvimento da criança em várias áreas e observando certas características como seus sentimentos, a linguagem que ela já usa, seu nível de desenvolvimento cognitivo e coordenação motora.
Como existem diferentes metodologias para realizar avaliações psicológicas, essa é uma boa tática para conseguir observar o desenvolvimento das crianças e a interação que realizam com determinados brinquedos. Ela oferece uma visão mais clara dos estágios de desenvolvimento, próprios de cada idade.
É importante saber sobre essas diferentes etapas e os parâmetros que devem ser analisados em cada faixa etária, para compreender melhor qual o grau de desenvolvimento. Geralmente pode ser observado considerando as seguintes idades:
- Até 6 meses;
- De 6 a 9 meses
- 1 ano;
- 18 meses;
- 2 anos;
- 3 anos;
- 4 anos;
- 5 anos.
O interessante aqui é introduzir brinquedos correspondentes a cada faixa de idade, podendo assim realizar uma avaliação mais precisa conforme as capacidades da criança.
O comportamento e a evolução de desenvolvimento são estabelecidos através de “marcos” em cada idade. Para se ter uma visão melhor desses detalhes, o psicólogo pode encontrar auxílio em materiais didáticos que explorem o desenvolvimento infantil.
Ao não se enquadrar nos marcos esperados da idade, é então identificado um possível atraso no desenvolvimento, seja proveniente de transtornos neurológicos; falta de estímulos adequados pela família; síndromes de origem genética; entre outras.
Encontrando brinquedos adequados
Como comentamos, existe uma variedade de brinquedos que pode ser usada conforme a idade da criança. Assim, é interessante montar seu acervo com algumas opções para cada faixa etária.
Para facilitar esse processo, é interessante pensar em atividades e brinquedos que compreendam as diversas áreas do desenvolvimento, considerando a análise da coordenação motora, desenvolvimento sensorial, estímulo de criatividade, forma de lidar com sentimentos, etc..
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Para facilitar o trabalho em escolher os brinquedos ideais para cada área e considerando cada idade das crianças, a Casa do Brinquedo é uma opção muito interessante, já que possui filtros que ajudam a selecionar brinquedos conforme essas características que comentamos.
Essa empresa é focada em oferecer somente brinquedos que realmente ajudem na educação infantil. Confira as categorias completas da Casa do Brinquedo ou tire dúvidas com um atendente pelo WhatsApp.