Confira esse conteúdo para entender a importância em deixar as crianças brincarem com bonecas e como essa atividade pode trazer benefícios que a acompanharão ao longo de toda a vida!

A importância da brincadeira de boneca
Seja qual for o modelo da boneca, plástico, pano, pelúcia ou até madeira, as crianças gostam muito de brincar com esse tipo de brinquedo, se tornando muitas vezes brinquedos que as acompanham até quando a brincadeira termina.
É importante que crianças tenham a liberdade para brincar com bonecas e bonecos, e os benefícios foram comprados por uma pesquisa feita com meninos e meninas na Universidade de Cardiff, no Reino Unido.
Eles constataram que é através dessa simples brincadeira que as crianças mais desenvolvem suas habilidades sociais e a empatia, influenciando sua saúde emocional e mental no futuro, e isso até mesmo quando brincam sozinhas com bonecas.
Quando brincam, também desenvolvem sua forma de comunicação, já que conversam, criam e narram histórias, verbalizando em voz alta seus pensamentos e estimulando o vocabulário.
Ao usar bonecas, a criança desempenha um papel social, seja cuidando de um “bebê”, examinando um paciente ao brincar de médico, ensinar ao se fingir de professor, dentre infinitas possibilidades onde geralmente há formas de cuidado e carinho.
Ainda, personificam aquele brinquedo, colocando um nome, criando uma personalidade, qualidades e defeitos, comportamentos e até sentimentos. Essa é uma maneira que elas encontram para reproduzir situações, expressar suas próprias emoções e sentimentos.
Outros benefícios ao brincar com bonecas
Como vimos, brincar de boneca ajuda muito em algumas habilidades sociais, mas também traz benefícios em outras áreas, como veremos resumidamente abaixo!
Ajuda a estimular a imaginação
O brincar com bonecas é uma das atividades que mais ajudam as crianças a estimularem suas imaginações de forma natural e intuitiva. O brinquedo representa sempre uma figura, humanizada, do reino animal ou fantástico, mas não traz uma história pronta junto de si.
As crianças precisam criar todo o enredo e contexto, inventando situações, cenas ou sentimentos envolvidos na história.
Cria o senso de inteligência emocional
Como comentamos, a criança personifica a boneca, o que simbolizaria que o brinquedo é um ser humano real que fala, interage e expressa suas próprias emoções. Ao criar esses cenários em sua mente, os pequenos pensam mais sobre sentimentos, desenvolvem a capacidade de expressar melhor o que sentem e quais suas vontades.
Isso ainda ajuda a aumentar o senso de individualidade. A criança começa a perceber o outro com indivíduo único com personalidade e vontades próprias. Isso cria mais empatia e ajuda a treiná-las para lidar com a vivência em sociedade na vida adulta.
Educa sobre a maternidade e a paternidade
Geralmente, as bonecas representam bebês ou crianças, o que desperta nos pequenos a vontade de reproduzir o que observa em sua vida: adultos cuidando de crianças. Essa “vivência” em exercer o papel de um pai ou uma mãe dá uma ideia sobre o senso de responsabilidades.
Como ela precisa tomar conta, alimentar, cozinhar, colocar para dormir e até trocar fralda, essas situações simulam a vida adulta e suas atribuições de cuidados e tarefas cotidianas.
Funciona inclusive como uma boa maneira para ensinar os meninos sobre seu papel colaborativo em uma futura família, aprendendo e dividindo tarefas que são normalmente estimuladas somente nas meninas.
Para oferecer bonecas e outros brinquedos de qualidade, confira todas as categorias da Casa do Brinquedo, uma empresa com inúmeras opções para divertir e ensinar as crianças de maneiras saudáveis e criativas!
Confira agora a loja virtual da Casa do Brinquedo ou tire dúvidas com um atendente pelo WhatsApp!