
Entenda por que exercitar o desenvolvimento da criança usando o jogo de memória e quais os benefícios que essa brincadeira pode trazer para os pequenos!
Como o jogo da memória ajuda no desenvolvimento infantil
Quando falamos em ter uma boa memória, sabemos como essa habilidade pode ajudar as pessoas a se destacar em várias áreas da vida. Você, como adulto, deve saber que é importante estimular essa função cerebral nas crianças desde a primeira infância para trazer benefícios que vão durar toda a vida.
É nessa fase dos primeiros anos de vida, até os seis anos, que as crianças desenvolvem as principais funções cerebrais e cognitivas.
Esse desenvolvimento engloba a forma que a mente processa as informações para poder perceber, reunir informações, entender e responder às interações com os ambientes ao seu redor, o que possibilita o pensamento e a avaliação para cumprir tarefas ou outras atividades sociais.
A teoria sobre desenvolvimento cognitivo em crianças, criada por Jean Piaget, é amplamente aplicada na aprendizagem. Ela diz que os pequenos têm um papel ativo no processo de aprender. Ainda que o próprio cérebro possua um modelo pré-definido, é o ambiente e as experiências que ajudam a desenvolvê-lo.
Sendo assim, quando estimulamos a cognição das crianças, colaboramos para que habilidades e funções cerebrais se desenvolvam com mais intensidade, trazendo benefícios para o resto de suas vidas.
Ainda, podemos observar estudos que mostram que o aumento da memória desde cedo contribui para adultos com maior capacidade de aprendizado, mais autoconsciência e confiança, se tornam mais comunicativos e possuem mais facilidade de lidar com situações sociais.
Benefícios do jogo da memória para crianças
Além do desenvolvimento cerebral e de outros aspectos que comentamos acima, confira os benefícios diretos de usar o jogo da memória no aprendizado infantil!
Raciocínio lógico
Ao perceber que a segunda peça virada não forma par com a primeira, a criança passa a entender a localização da figura e seu lugar no espaço, podendo abrir novamente quando achar uma figura igual. Isso desenvolve a capacidade de pensar de forma lógica.
Contribui para a rápida memorização
Ao tentar lembrar na memória a posição de uma peça que ela já viu antes, o jogo ajuda o cérebro a buscar certa figura em suas lembranças recentes. Assim como um músculo que se desenvolve com exercícios, o cérebro é estimulado e ela consegue acessar lembranças de forma cada vez mais rápida.
Ajuda a desenvolver a memória fotográfica
De forma primitiva, a memória humana funciona armazenando imagens. Quanto mais figuras a criança vê, maior será seu acervo visual. Isso ajuda a aumentar a quantidade de representações que podem ser acessadas em sua memória.
Assim, além de estimularmos a velocidade das lembranças, o jogo da memória ajuda a criança a aumentar a quantidade de símbolos que é capaz de compreender mesmo fora do jogo.
Aumenta a concentração e as habilidades sociais
Para tentar se lembrar do local de cada figura durante o jogo, a criança fica mais atenta não só quando joga, mas nos movimentos das peças de outros jogares. Isso ajuda a treinar a concentração e aumentar seu foco.
Ainda, ao brincar com outras crianças ou adultos, ajuda a aumentar as interações sociais e o modo que ela se comunica. Isso oferece mais momentos de interação com a família e com seus amigos de forma divertida e positiva.
A Casa do Brinquedo possui inúmeras opções de jogos da memória para crianças de diferentes idades, assim como várias outras brincadeiras que ajudam em seu desenvolvimento. Confira os produtos ou tire dúvidas com uma equipe pronta para te ajudar!