Skip to main content

A educação e as brincadeiras desenvolvidas com crianças autistas devem ser feitas de maneira diferenciada para que os pais, tutores ou professores consigam realizar uma interação proveitosa onde elas possam ser estimuladas.

Existem várias formas de prender a atenção da criança autista ao realizar brincadeiras e atividades de forma lúdica e com estímulos específicos para facilitar o processo. Confira mais sobre isso nesse conteúdo!

Prendendo a atenção de criança autistas

É importante entender que o cérebro das crianças autistas trabalha de outra maneira, diferente do nosso, já que é sobrecarregado por estímulos presentes ao seu redor, como luzes, sons, imagens e até odores.

Assim, é possível chamar a atenção das crianças autistas realizando estímulos que se sobreponham aos outros ao redor, fazendo com ela se concentre em algo especificamente. Use elementos de seu interesse e realize coisas como em outro tom de voz, utilize diferentes estímulos de sons ou de movimento com objetos que prendam sua atenção.

Um estudo da Universidade de Birmingham no Reino Unido mostrou que é importante estimular o foco desses pequenos para ajudar a desenvolver atividades e melhorar suas habilidades de leitura, escrita, uso de novas palavras no vocabulário e conseguir focar mais de forma geral.

Assim, é importante usar ferramentas como brinquedos e objetos que a estimule, mas tenha um efeito calmante na criança autista, para que evite gerar stress. O diálogo é igualmente importante, perguntando para ela se deseja continuar uma atividade, quais sensações boas ou ruins ela está sentindo.

Observar os sinais não-verbais também é essencial, já que muitas crianças podem ter dificuldade de se expressar ou entender a linguagem comum. Observe mudanças no comportamento, impaciência ou irritabilidade.

Desenvolvendo atividades com crianças autistas

Existem várias formas de desenvolver atividades que prendam a atenção dos autistas. Por exemplo, considere um personagem favorito que ele possua e crie brincadeiras a partir dele.

Crie músicas, conte histórias, dramatize uma cena ou acontecimento, brinque de mímica envolvendo o personagem, crie vozes, faça sonoplastia com objetos e proponha fantasias. Desse modo , você pode se expressar de forma mais intensa, fazendo movimentos e criando vozes, utilizando sombras, cores e cheiros para estimulá-la a participar, brincando junto e repetindo palavras principais.

Quando a criança autista é mais ativa, brincadeiras físicas podem prender sua atenção com mais sucesso. Desenvolva atividades que envolvam correr, pular corda, se balançar, andar por circuitos criativos, jogar bola, brincar de bambolê, dentre outros.

Pense também em determinar períodos limitados, já que elas podem se cansar facilmente ou ainda ser muito difícil prender a atenção por muito tempo. Comece com períodos de 5 minutos e vá aumentando conforme a criança mostre que já tem mais tolerância.

Na escola, é importante que os professores tenham a percepção de entender quais recursos podem ajudar no aprendizado de forma lúdica, interativa e que estimule seus sentidos.

A alfabetização pode ser desafiadora, mas oferece recursos que também prendem a atenção e ajudam no processo, como letras e números com diferentes cores e texturas, brincadeiras que envolvam movimento e ação para repetir palavras e letras, fantoches, vídeos educacionais e muito mais.

Encontre brinquedos educativos por categorias

A Casa do Brinquedo é uma empresa que possui diversas opções de brinquedos e jogos, com um menu intuitivo que ajuda a filtrar conforme a idade da criança.

Nosso objetivo é sempre oferecer produtos que ajudem no desenvolvimento infantil de modo divertido por meio brinquedos de materiais naturais.

Confira os produtos que podem auxiliar você na educação de suas crianças. Se precisar, tire dúvidas com os atendentes pelo WhatsApp!