Muitos pais e tutores têm certa dificuldade em saber como é a forma mais adequada de educar as crianças, muitas vezes recorrendo a momentos de punições e castigos, achando que esse é o melhor caminho para discipliná-las.
Entretanto, uma visão que tem ganhado muito destaque é a da educação positiva, encontrando uma abordagem mais humana para ensinar e lidar com os desafios de educar os pequenos. Confira abaixo tudo sobre esse assunto!
O que é a educação positiva?
A educação positiva, explicando de uma forma simplificada, segue os princípios de utilizar uma comunicação empática, equilibrada e sem violência para educar as crianças, indo além de simplesmente colocar regras e punir a criança quando ela não as obedece.
Realizar essa educação de modo positivo busca entender os erros e certos comportamentos dela de forma mais compreensiva, utilizando a comunicação como chave.
Assim, é uma forma de educar que contribui para o desenvolvimento das crianças e proporciona uma vida mais feliz, livre de traumas e situações de disciplina extrema, criando uma relação entre pais e filhos com maior qualidade.
É muito comum que os pais tenham um aprendizado com sua própria educação, quando eram crianças, baseada em punições, agressão física e ameaças, onde ele mais reprimido do que compreendido.
Na educação positiva, a punição sai do centro da forma de educar e estimula a reflexão nas crianças, estimulando comportamentos mais positivos sem impor regras, mas construindo decisões acordadas por ambas as partes.
Objetivos da educação positiva e a psicologia
Um dos principais objetivos da educação positiva é enxergar e respeitar a criança como uma pessoa única que tem personalidade própria e suas opiniões individuais, com direito a ter uma voz nas situações do cotidiano.
Assim, as regras são parte da educação, mas aliadas aos momentos de comunicação onde a criança entenda o porquê foram definidas daquela maneira, estimulando que entendam os motivos de serem assim e quais as consequências ao não cumpri-las.
A psicologia tem muito relação com essa forma de educação porque envolve conversas e a compreensão de certos comportamentos. Busca atitudes onde a criança compreenda seus erros e torna a situação em algo positivo, onde ela aprenda algo.
Isso ajuda a estimulá-la a se expressar, valida seus sentimentos e a ensina sem que seja reprimida e desvalorizada. Essas situações impactam diretamente seu desenvolvimento, como lidam com problemas e constrói um adulto mais consciente de seus atos.
Como aplicar a educação positiva na prática
Existem alguns pontos que ajudam os pais a aplicarem a educação positiva na prática, tornando o processo mais fácil. São eles:
- Tenha sempre um diálogo aberto com a criança e esteja disponível para escutá-la de forma verdadeira.
- Defina regras realistas, explicando o motivo de forma amorosa, porque elas existem e porque devem ser seguidas.
- Saiba repreender comportamentos inadequados para aprenderem a diferenciar o certo do errado. Seja firme sem ser agressivo, sempre respeitando as crianças. Explique onde ela errou e qual a consequência daquilo.
- Dê sempre o exemplo, já que se você exige que ela siga regras, você deve ser o primeiro a segui-las. Seu comportamento sempre será um exemplo e poderá ser repetido por elas.
- Incentive que elas também pensem em vez de sempre dar respostas prontas para tudo, permitindo que elas reflitam sobre os assuntos e cheguem a conclusões, direcionando a conversa e os entendimentos.
- Valorize o esforço que a criança faz para se comportar e seguir regras, fazendo com que se sinta valorizada e reconhecida.
Com esse educar de forma positiva, os benefícios alcançados são muito melhores que utilizar a violência física e verbal ou ter comportamentos que as façam se sentir inferiores e desvalorizadas.
Conheça também a Casa do Brinquedo, uma empresa com inúmeras opções de brinquedos e jogos educativos, com um menu intuitivo que ajuda a filtrar considerando a idade da criança.
Confira os produtos que podem te ajudar na educação dos pequenos e diverti-los ao mesmo tempo! Se precisar, tire dúvidas com os atendentes pelo WhatsApp!