Encontrar jogos para passar tempo com os pequenos pode ir muito além de proporcionar somente diversão. Os Card Games, por exemplo, trazem vários benefícios para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, como veremos nesse artigo. Confira!
O que são os Card Games?
Os Card Games são nada mais do que jogos de cartas, que podem ser aqueles utilizando baralhos comuns ou outros jogos de estratégia que utilizam cartas personalizadas, como Quem Foi?, SixStix, Entre Linhas, Bandido, dentre muitos outros.
Esses e outros Card Games de estratégia podem ser usados para brincar com as crianças e adolescentes, mas sempre observando a faixa etária indicada para o jogo, acompanhando seu nível atual de desenvolvimento, já que alguns jogos podem ter mais regras ou um grau de complexidade mais elevado.
Esses tipos de jogos são uma grande ferramenta para ajudar a desenvolver várias habilidades e trazem benefícios que ajudam em diferentes áreas. Confira abaixo!
1. Desenvolvem habilidades de interpretação e foco
Jogos de cartas, como o Misty da PaperGames, ou outros do estilo RPG, por exemplo, são jogos que ajudam a simular diversas situações em que as crianças e adolescentes precisam compreender certas ações e interpretar papéis de diferentes personagens dentro de histórias criadas no jogo.
Isso ajuda a desenvolver a interpretação cognitiva, o foco e inclusive os ajuda a melhorar a comunicação, para os que são tímidos, por exemplo. Eles saem da zona de conforto e brincam com a possibilidade de serem outra pessoa para explorar o mundo criado no jogo sobre outra percepção.
2. Aprendem a respeitar regras
Parte fundamental na educação infantil é compreender regras e agir conforme elas. Os Card Games ajudam a trazer essa percepção do jogo para a vida real, já que possuem regras definidas que buscam um objetivo específico. Ainda ajudam a compreender limites e desenvolver o senso de cooperação.
Isso contribui no aprendizado de esperar sua vez para jogar e prestar atenção nas ações dos outros jogadores para saber qual a melhor atitude a tomar quando chegar sua vez. Na vida deles, isso facilita o processo de estabelecer limites em seu comportamento e a importância de observar regras para conseguir alcançar objetivos.
3. Ajuda no controle das emoções
Através de jogos como esses, os pequenos desenvolvem formas diferentes de se expressar, reconhecendo diferentes tipos de sentimentos, aprendendo a lidar com a ansiedade, decepção caso perca ou satisfação ao ganhar o jogo.
Os estimule para que tenham percepção do que sentem e os ajude a controlar de forma construtiva e consciente. A frustração também é importante porque traz a noção de quem nem sempre na vida as coisas saem como imaginamos e perder também faz parte.
4. Desenvolve a tomada de decisão
Nos jogos de cartas sempre existe a necessidade de tomar alguma decisão conforme a lógica proposta. Sabendo as regras, a criança pensa em estratégias e é forçada a tomar a melhor atitude conforme seu julgamento.
Essa habilidade é fundamental em ser desenvolvida, já que impactará em seu futuro, quando passamos por diversos cenários onde precisamos tomar decisões lógicas ou intuitivas. Exercitar isso de maneira lúdica é uma ótima maneira de instigar suas decisões.
Para incentivá-la a desenvolver essas habilidades, e se divertir acima de tudo, conheça todas as opções criativas da Casa do Brinquedo, uma empresa focada em brinquedos e jogos educativos com um site te ajuda a filtrar as opções considerando a idade da criança.
Confira várias opções de Card Games e outros produtos que ajudam na educação dos pequenos! Se precisar, tire dúvidas com um atendente pelo WhatsApp!